Glossário

A
ATENÇÃO – Processo cognitivo que abrange mecanismos responsáveis pela seleção, inibição, alternância e sustentação de estímulos. Definida como o conjunto de processo multifatorial que possibilita processar informações, pensamentos ou ações relevantes, enquanto ignora outras irrelevantes ou dispersivas.

Atenção Alternada – É a capacidade de responder cognitivamente a tarefas múltiplas e que necessitem de comportamentos e respostas diferentes.
Atenção Seletiva – Capacidade do indivíduo privilegiar determinados estímulos em detrimento de outros.
Atenção Sustentada – Capacidade do indivíduo em manter-se atento de forma continuada e consistente ao longo do tempo.

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Memória

Uma definição simplificada, mas que talvez faça maior sentido do que seria memória é considera-la “a habilidade de adquirir, armazenar e evocar informações.” Ela nos ajuda, então a aprender e guardar informações pessoais que ocorreram em um tempo no passado (memória episódica), também da história e do conhecimento comum (memória semântica) ou mesmo de processos automáticos (memória implícita). Por isso contribui para a formação e desenvolvimento de quem somos testemunhando nossa história e servindo de aprendizado para experiências futuras.

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O que são Funções Cognitivas

São as habilidades do nosso cérebro que podem ser divididas em grandes grupos: memória, percepção, linguagem, funções executivas (raciocínio, planejamento, monitoramento), atenção e praxia (habilidade de realizar movimentos complexos). Juntas elas dão corpo aos nossos pensamentos, sentimento e ações, das mais simples às mais abstratas.

Atenção

Para a maioria das pessoas o termo “atenção” pode ser confundido com a nossa capacidade de perceber um estímulo, mas este é apenas um dos aspectos desta função cognitiva essencial para o funcionamento das demais funções complexas.

Podemos entender a atenção como um mecanismo que organiza a entrada de estímulos na nossa consciência. Enquanto estamos acordados, várias informações provenientes do ambiente externo e interno nos são apresentados em um número maior do que nossa capacidade de entendê-los, por isso, essa organização se faz necessária. Então, podemos pensar como um pré-requisito para a manifestação intelectual.

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Funções Executivas

As Funções Executivas são como um guarda-chuva que abriga habilidades que regulam o comportamento humano e nos permitem interagir e agir no mundo.

Elas controlam o raciocínio lógico, estratégia, planejamento, capacidade de resolver problemas e habilidades de raciocínio hipotético-dedutivo. Ajudam a criar um objetivo e, então, um plano de ação organizando as prioridades e supervisionando o cumprimento ou não das etapas para sua conclusão. Assim como você faz quando organiza sua agenda. Leia mais

Linguagem

No desenvolvimento humano e cerebral sem dúvida o que mais se destaca é a aquisição da   linguagem, uma vez que é esta qualidade que tornou possível todo o desenvolvimento da cultura, inclusive no sentido real de viabilizar a própria continuação humana, que deixou de ser biológica e passou a ser cultural.

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