Linguagem

No desenvolvimento humano e cerebral sem dúvida o que mais se destaca é a aquisição da   linguagem, uma vez que é esta qualidade que tornou possível todo o desenvolvimento da cultura, inclusive no sentido real de viabilizar a própria continuação humana, que deixou de ser biológica e passou a ser cultural.

O início da fala consiste em uma sequência de acontecimentos gradativa bem definida e relativamente constante em todos os seres humanos que ocorre entre o segundo e terceiro ano de vida independente de sexo e cultura. Os movimentos dos lábios e da língua que a fala exige estão plenamente desenvolvidos antes mesmo do controle dos dedos e mãos (coordenação motora).

Há mudanças significativas no córtex cerebral no início da linguagem aos 2 anos e depois de sua aquisição completa aos 12 anos. Sabe-se que aos 2 anos de idade acaba a divisão neuronal e que a maioria das células já migraram para sua localização final no córtex. Por isso, lesões antes deste período tem melhor prognóstico, pois é quando o cérebro está mais suscetível a mudanças estruturais devido a estímulos ambientais.

Podemos dizer que o desenvolvimento da linguagem está, em parte, explicado por esse desenvolvimento neuronal. Soma-se a isso, o efeito da estimulação ambiental ao desenvolvimento dendrítico.

Outra característica importante do cérebro humano é que os dois hemisférios são especializados em atividades mentais de diferentes tipos. Em 99% das pessoas destras e em 2/3 das canhotas as capacidades linguísticas residem preferencialmente no hemisfério esquerdo, sendo que é chamado de hemisfério dominante, aquele que detém tais habilidades.

Linguagem, portanto, pode ser definida como a capacidade de articular corretamente os sons da língua, construir e expressar seu pensamento, ideias e sentimentos verbalmente e realizar a discriminação dos sons e sua compreensão. Desta feita pode ser considera no âmbito da capacidade de nomear, repetir, compreender e da produção oral.

  • Produção oral- é caracterizada pela fluência da fala relacionada a sua articulação, ritmo e melodia.
  • Compreensão- é caracterizada pela recepção de informação verbal (oral ou escrita) a partir da compreensão de ordens simples e complexas, além de interpretação de contextos.
  • Nomeação- é caracterizada pela aferição de nomes a objetos, estando relacionada a fatores de estimulação prévia e memória semântica.
  • Repetição- é caracterizada pela repetição de unidades linguísticas pequenas (sílabas e palavras) até frases complexas
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